Da cama para o chão
Transformando lençóis velhos em tapetes (ou obras de arte!)
A reciclagem de tecidos sempre foi um assunto que me atraiu muito. Eu como designer de modas sinto a responsabilidade de incentivar o uso total de tecidos (quando possível) e também a sua reutilização. E foi pensando assim que iniciei esse projeto!
Veja também no You Tube
O Material
Tecidos
Utilizei lençóis velhos que eu não usava mais e estavam tomando um espaço em meu armário sem necessidade. A composição dos lençóis é de 100% algodão. É também possível utilizar lençóis de malha ou camisetas velhas, mas fique atento que esses são elásticos e mais pesados, por isso indico o tecido 100% algodão, se esse for seu primeiro tapete! Retalhos de tecidos de algodão que estão perdidos no ateliê também são bem-vindos ao projeto!
Linhas
Indico linhas fortes como a de 100% polyester ou 75% polyester e 25% algodão. Essas linhas são mais resistentes e dão flexibilidade à peça.
Outros Materiais
Você também vai precisar dos materiais básicos de costura como a agulha de costurar à mão, tesoura e fita métrica.
Os Formatos
Eu escolhi fazer o formato redondo, mas pode-se fazê-lo oval ou retangular. Isso vai depender do estilo que você escolher e do espaço disponível de sua casa. Imaginei colocar meu tapete bem na entrada da casa, achei que ia ficar lindo, mas contarei mais adiante onde resolvi colocá-lo. Para fazer um tapete redondo você deverá costurá-lo de forma circular (ou em espiral), para o oval você terá que iniciar com uma trança central de um comprimento maior que a do circular e assim irá seguir o comprimento dessa trança inicial (de forma oval) . Para o tapete retangular é ideal trabalhar com as tranças de tecido do tamanho desejado do tapete e costurá-las lado a lado.
O Método
Primeiro, cortei os lençóis em tiras de 4 cm de largura. Na verdade, se você estiver utilizando lençóis de 100% algodão é mais fácil rasgá-los, mas para isso é necessário achar a direção do fio do lençol!
Depois que rasguei o lençol em tiras, fiz bolas de tecido como se fossem novelos de lã, assim o tecido fica mais organizado para iniciar todo o projeto.
Para fazer as tranças, são necessários três tiras de tecido presas de alguma forma para que você possa trabalhar com mais facilidade. Eu utilizei um livro pesado para prender minhas tiras enquanto eu as trançava. Você também pode utilizar um clip grande, mas lembre-se o clipe tem que estar preso em sua mesa, por exemplo.
Atenção: Prenda sua trança, assim você terá mais estabilidade e sua trança não ficará torcida!
A Junção das tiras
No video abaixo mostro como juntar as tiras dos tecidos para que você possa continuar as tranças de seu tapete:
Os pontos utilizados para costurar o tapete são simples: somente junte as tranças em carreiras- um ponto em uma carreira e o outro na carreira seguinte! Para que seus pontos não desfaçam, use linha dupla!
As cores
Indico você utilizar uma cor principal por todo o tapete e misturá-la com outras cores ao decorrer das carreiras. Mas, mesmo assim, isso vai depender de seu gosto! Vou me explicar melhor abaixo.
É aqui que eu começo a minha história:
Peguei meus lençóis e fui para a sala porque tenho mais espaço disponível para trabalhar. Sentei em um canto da mesa perto da janela - a luz natural é a melhor luz para quem faz artesanato. Levei também meu Ipad para poder assistir aos videos em meu feed do You Tube e fiz um cafezinho para me acompanhar.
Usei um lençol bege como cor principal e fui introduzindo outras cores, pois tinha alguns retalhos e sobras de tecidos de diversas cores no ateliê. E assim, fui trançando as tiras. Ao fim de quase um mês eu já estava quase terminando o tapete que agora, já havia virado uma obra de arte, e decidi que não iria usá-lo como tapete e sim pendura-lo no corrimão da escada. Sabe por quê? Foi muito trabalho e dedicação para eu colocá-lo no chão… ele merecia um pouco mais de respeito!
Foi ai, que percebi que minha obra de arte estava repuxada! Completamente! Tentei deixar pra lá afinal o tapete iria ficar pendurado na escada e ninguém iria reparar no grande defeito. Foi assim que tentei me convencer, mas não consegui fazer as pazes com isso em meu cérebro.
O Problema e a Solução
O problema foi que eu puxei muito a linha e as tranças do tapete, assim o tapete ficou repuxado. A tensão da linha e da própria trança foi o grande problema. DICA: ao fazer seu tapete deixe sua trança mais solta sem puxá-la e os pontos da costura não tão apertados! A tensão é importante!
O Recomeço
Foi com muita fé que eu desmanchei toooooooooda a costura que já havia feio e recomecei a costurar o tapete! Sentei novamente no mesmo canto da mesa e trabalhei por 2 dias! Quando estava quase chegando nas últimas carreiras resolvi que queria cores mais fortes para que a peça tivesse uma borda. Então tive a brilhante idéia de tingir os lençóis! - Para quê simplificar se podemos complicar, não é mesmo?
O Tingimento
Tingi o restante dos lençóis nas cores laranja, azul marinho e lilás. Levei a manhã inteira para tingir esses lençóis que eram muito clarinhos. Queria cores mais fortes para que a borda fosse destacada das demais carreiras!
E só então que terminei o tapete!
IMPORTANTE: Cuidado para não escorregar!
Se você quiser usar sua obra de arte como tapete, é de extrema importância que ele seja antiderrapante! No mercado há vários produtos que podem ser utilizados para este fim: fitas antiderrapantes, resinas e colas especiais. Não deixe de pesquisar e fazer a melhor opção para você!
O Tamanho
Ao finalizar o tapete eu o medi: 78 cm ou 31 polegadas de diâmetro. Um tamanho bom tanto para tapetes quanto para obras de arte! :)
A Conclusão
Por mais que eu tive que ter paciência e determinação para realizar esse projeto obtive vários efeitos positivos físicos e mentais: o do relaxamento, da paz e tranquilidade e da meditação. Enquanto trançava as tiras coloridas à minha frente todas essas sensações se apoderavam de mim . Pensei sobre assuntos que estavam lá dentro do baú em minha mente, ponderei certas idéias, relembrei coisas que faziam anos que nem me lembrava mais e fiz planos para o futuro!
Sim o projeto é demorado, não posso negar! Mas trouxe muitos benefícios para mim. Se você resolver fazer este projeto, por favor, não esqueça de me avisar! Ficarei feliz! Espero que este projeto também sirva tanto para você quanto serviu para mim!
Muito obrigada!
Um grande abraço,
Elô






